Imigração: CNIg facilita visto de trabalho para Jogos Olímpicos Rio 2016


1 set 2014 - Trabalho / Previdência

Conheça o LegisWeb

Documentos de autorização de trabalho nos Jogos Olímpicos poderão ser retirados diretamente nos consulados brasileiros no exterior

 Brasília, 29/08/2014 – O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e responsável pela política nacional de imigração, aprovou a Resolução Normativa nº 112, que facilita a obtenção de vistos de trabalho para os estrangeiros que irão atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Eles terão validade de até dois anos, limitado a 31/12/2016. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (29).

Pelas novas regras, os profissionais estrangeiros que trabalham em empresas que não tenham presença comercial no Brasil, mas que necessitam vir ao país para trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 poderão obter seus vistos de trabalho diretamente nos Consulados Brasileiros no exterior de forma rápida e sem burocracia, necessitando apenas de carta convite do Comitê Organizador dos jogos e seguro-saúde válido.  

Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a decisão permitirá participação abrangente de profissionais estrangeiros em áreas estratégicas para a organização e operação evento. Para o diretor de Relações Institucionais do Comitê Organizador, embaixador Agemar Sanctos, a resolução demonstra o alto grau de cooperação e coordenação de ações entre o Governo Federal e as partes envolvidas. A expectativa é de que mais de dois mil profissionais estrangeiros utilizem a nova regra para vinda ao Brasil até 2016.  

Assessoria de Comunicação MTE (61) 2031-6537 // 2430 – acs@mte.gov.br  


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego