ICMS/RS - Receita Estadual realiza operação no ramo de embalagens


23 out 2019 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Portal do SPED

A Receita Estadual realizou mais uma operação ostensiva de fiscalização para combater a sonegação de ICMS no ramo de embalagens. O alvo foi um grupo de empresas situado na região metropolitana de Porto Alegre. Durante os trabalhos de auditoria serão verificadas operações que somam um montante superior a R$ 180 milhões.

A iniciativa foi coordenada pelo Grupo Especializado Setorial localizado na Delegacia da Receita Estadual de Canoas (2ª DRE), que, dentre outros ramos, é responsável por fiscalizar a indústria de transformação do plástico. A fiscalização especializada por segmentos econômicos é uma das iniciativas do Receita 2030, agenda propositiva com 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha. O objetivo é possibilitar um conhecimento profundo do setor, com metas focadas na recuperação da brecha tributária e da arrecadação, repercutindo também em ações de combate à sonegação, de autorregularização e de política tributária.

A operação promovida pelo fisco gaúcho contou com a participação de 14 auditores-fiscais, três técnicos tributários e um policial militar. Na ocasião, os profissionais fizeram visitas fiscais às sedes dos estabelecimentos com a finalidade de apreender documentos e dados que corroborem os trabalhos de auditoria fiscal.

Operações da Receita Estadual

Por meio das operações deflagradas, a Receita Estadual vem intensificando sua atuação em diversos ramos da economia, procurando desta forma garantir um tratamento isonômico entre todas empresas do setor. Além de buscar recuperar os valores devidos aos cofres públicos e combater a sonegação, as ações promovidas pelo Fisco gaúcho também visam regular a economia e combater a concorrência desleal.

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual


Fonte: SEFAZ RS