Manoel Dias: "Agronegócio mantém crescimento e se destaca no Caged"


27 jul 2015 - Trabalho / Previdência

Gestor de Documentos Fiscais

Milhares de produtores e criadores movimentam, nesta semana, a cidade de Concórdia, na Zona Oeste do estado de Santa Catarina. O grande público participa da primeira edição da ExpoAgro 2015, que contou, desde ontem (25), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Realizada no parque municipal de exposições, a feira deverá reunir, no total, mais 100 mil presentes e gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios. Haverá ainda exposição de cerca de 500 animais, incluindo gado de leite, de corte, suínos, bovinos, ovinos e equinos. "Concórdia continua com a geração positiva de empregos no estado. Para isso, o agronegócio é determinante para esse sucesso", justificou Dias, ao ser recebido ontem pelo prefeito local, João Girardi.

"Esse setor econômico tem demonstrado, mensalmente, no Caged que pode contribuir de forma consolidada para a evolução do país a partir dos investimentos em tecnologia e na mão de obra qualificada. Para isso, destaco, ainda, o apoio da Embrapa nessa evolução", destacou Dias.

Desenvolvimento social - A feira destinou um galpão para divulgação dos pequenos produtores da região. São centenas de famílias que ganham a oportunidade de interagir com os médios e grandes empresários e ampliar o volume de vendas. No ano passado, microempreendedores receberam 12 bilhões do MTE em financiamentos. "São pessoas que não tem acesso regular aos recursos nos bancos, mas tem um grande potencial de crescimento. Através dos convênios, conseguimos estimular a agricultura familiar e os microempresários em todo o Brasil", ressaltou o ministro.

Até o final de junho de 2015, as ações do MTE beneficiaram, diretamente, 270 mil pessoas. São 11 mil empreendimentos econômicos solidários, em 2,4 mil municípios, com o propósito de consolidar a redução do número de pessoas em extrema pobreza. Com a celebração de 220 convênios e termos de cooperação ativos, 339 projetos estão em execução.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego