Em SC, Manoel Dias debate migração de haitianos com defensores públicos


27 jul 2015 - Trabalho / Previdência

Simulador Planejamento Tributário

A imigração de haitianos para as cidades do oeste de Santa Catarina pautou a reunião do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, com representantes da Defensoria Pública do Estado e da prefeitura de Seara. "A garantia de diretos é fundamental. Por isso, o Ministério tem fornecido a carteira de trabalho para todos os refugiados", afirmou.

No encontro ficou definido que a equipe técnica do MTE analisará os projetos desenvolvidos localmente pela Defensoria e verificará a viabilidade de apoio. O objetivo é agregar novas medidas para ampliar as políticas em nível nacional.

Ao relatar as ações já implementadas pelo Governo Federal, Dias explicou que as superintendências do MTE ampliaram o acesso à carteira de trabalho em todo o país e o Ministério da Justiça duplicou a quantidade de vistos, no Haiti, para evitar a entrada ilegal. "O MTE atua para evitar qualquer tipo de precarização do trabalho no país. Através da fiscalização e da conscientização, buscamos promover a política do Trabalho Decente", disse o ministro, que estava acompanhado da prefeita local, Laci Grigolo.

Segundo o defensor público Alessandro Cantelli, "a promoção integrada de inclusão social no estado é a base para evitar a marginalização desses estrangeiros população".

Sobre a importância do serviço público, o ministro lembrou da necessidade de promoção de parcerias entre os poderes. "Se cada Prefeitura ou Governo do Estado atuar sem integração, as ações acabam ficando sobrepostas. Por isso, buscamos, no Governo Federal, agregar ações em todas as regiões para fortalecer os resultados que beneficiem a população.


Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego