Produtores de cerveja artesanal na Serra comemoram redução do ICMS


25 jul 2014 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Portal do SPED

Lei determinou redução de 52% do imposto em todo o estado do RJ. Na Cidade Imperial, a medida vai beneficiar cerca de 15 produtores.

Os produtores de cerveja e chope artesanal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, comemoram a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços do produto, que neste mês caiu mais de 50% no estado. A medida foi através da lei publicada no início do mês, que incentiva à indústria cervejeira artesanal. Agora, o valor pago é 13% de ICMS. Só na Cidade Imperial, a medida vai beneficiar cerca de 15 produtores da bebida artesanal. A redução foi de 52% e pode representar um alívio para quem comercializa a cerveja artesanal. A expectativa é de que a medida também incentive a produção.

“Vai abrir espaço para o mercado e para que as pessoas possam conhecer melhor as cervejas e, de bom grado, mais barata também”, observou o responsável por um bar no Centro Histórico, José Roberto da Silva Fonseca.

A lei considera artesanal a cerveja ou o chope que tenham, no mínimo, 90% de extrato de malte. A cerveja artesanal leva 25 dias para ficar pronta e inclui a moagem, maturação, fermentação e o envase. Um produto que dá trabalho e não é comercializado em muitos lugares.

“Nós temos um público bem apurado, que já vem conhecendo algumas cervejas diferentes, com um sabor mais requintado. Então eu tenho que ter um mercado aberto para vários outros tipo de cerveja”, destacou José Roberto. Para a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA), a medida pode facilitar a entrada de novos produtores no mercado.

“A carga tributária que é cobrada de quem começa no negócio é praticamente a mesma que se cobra de uma grande indústria. Então esse incentivo vai ser bem legal aqui no estado. É só no Rio, por enquanto, mas as empresas menores terão mais chances de entrar no mercado”, comemorou o presidente da associação, Matheus Taboada.


Fonte: G1